BNCC Ciências Humanas – Ensino Fundamental

BNCC Ciências Humanas - Ensino Fundamental

Neste curso, você reconhecerá como as aprendizagens essenciais expressas por meio de habilidades e competências são trabalhadas na Área do Conhecimento das Ciências Humanas nos componentes curriculares de Geografia e História. Compreenderá que para o Ensino Fundamental a área tem como tarefa contribuir para que os alunos desenvolvam o raciocínio espaço-temporal ancorado na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica. E também, analisará algumas práticas pedagógicas que favoreceram a aprendizagem dos alunos considerando as relações socioespaciais em diferentes escalas do local ao global.

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • Reconhecer as concepções e princípios de educação normatizados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e seus impactos nas relações de ensino e aprendizagem na Área de Ciências Humanas.
  • Conhecer as especificidades dos alunos do Ensino Fundamental de Anos Iniciais e Finais.
  • Compreender as competências gerais propostas na BNCC e sua articulação com as competências especificas da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares de Geografia e História.
  • Analisar propostas de atividades construídas a partir de competências da área de Ciências Humanas e de habilidades dos seus componentes curriculares (História e Geografia), reconhecendo diferentes metodologias que consideram os alunos como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.

 

Conteúdo

  • [Trilha 1] O tipo de aluno e o tipo de professor que propõe a BNCC
  • [Trilha 2] O que é a área de Ciências Humanas e como ela é composta na BNCC
  • [Trilha 3] Ciências Humanas: a Geografia e a História na BNCC

Sobre a autora

Mônica de Oliveira Ribeiro Couto

Formada em Geografia e Análise Ambiental (UNIBH), Especialista em Estudos Ambientais (PUC/MG). Trabalha como Analista Educacional na Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental da SEE/MG na formação e orientação de professores da rede pública de ensino, e também na construção de materiais didático-pedagógicos e na reelaboração curricular. Trabalha no SESI/MG com elaboração e revisão de Itens de avaliação em larga escala com foco principal em exames de desempenho do Telecurso, atua também como Tutora On-line na Educação de Jovens e Adultos na Modalidade semi-presencial. Atua e tem interesse principalmente nos temas currículo e formação de professores, educação e desenvolvimento social, avaliação de sistemas de ensino e análise ambiental.

Avalie este conteúdo

Média 4 / 5. Votos: 4

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso...

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso O curso aborda a aprendizagem baseada em projetos (ABP) como uma metodologia essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Com foco na aplicação prática, apresentamos as ferramentas necessárias para...

jan 06, 2025

5
(1)
Público-alvo   Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.     Sobre o curso   Este curso oferece aos participantes uma introdução aos conceitos fundamentais da aprendizagem ativa, explorando como essa abordagem se diferencia das metodologias ativas. O curso abordará os benefícios da aprendizagem ativa para o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS