Criando um Clube de Leitura na sua Escola

Já falamos por aqui sobre o papel dos Clubes de Leitura como espaços de formação e manutenção de leitores autônomos e reflexivos. Apenas ruminar sobre o assunto, contudo, não é o suficiente: a formação de leitores é e deve ser uma atividade prática, coletiva e dinâmica. Afinal, como argumenta Paulo Freire em “A Importância do Ato de Ler”, é essencial:

(…) antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade.

Pensando nisso, selecionamos alguns dos principais passos a serem considerados na hora de montar um Clube de Leitura na sua escola.

Defina as Normas e Regulamentos

Clube de Leitura na Biblioteca Escolar: Manual de Instruções, em menção ao que é determinado pela Biblioteca Pública de Évora (Portugal), elenca as seguintes perguntas como as principais norteadoras no momento de definir as normas e regulamentos:

  • Por que um grupo de leitura?
  • Quantas pessoas podem participar?
  • Onde acontecem as reuniões?
  • Quem pode participar?
  • Qual a idade permitida?
  • Qual a frequência das reuniões e a sua duração?
  • Quais as implicações da criação de um grupo de leitura?
  • Sobre o que falamos?

Defina um Gabinete Diretor

Em geral, os Clubes de Leitura possuem um caráter diretivo inerente às suas atividades. Esse caráter diretivo, no entanto, não possui o mesmo sentido de obrigatoriedade comum à leitura em sala de aula, quando se lê para estudar. O papel do Gabinete Diretor é garantir que o “pacto de leitura” inerente ao grupo, garantindo que:

  • Os livros ou temas serão previamente selecionados e informados aos membros do grupo;
  • As horas e datas de encontro serão definidas e respeitadas, assim como o local de reunião;
  • A mediação do encontro permitirá uma discussão harmônica, horizontal e capaz de legitimar o desejo de ler e as impressões dos participantes.

Determine o processo de seleção dos livros

Em situações de leitura colaborativa vale o respeito entre os pares e a possibilidade de legitimar a própria leitura. Assim sendo, o ideal é que a seleção final do livro que será discutido pelo grupo seja uma construção coletiva. Esse critério, no entanto, pode levar a discussões pouco produtivas. Assim sendo, o gabinete diretor tem a opção de escolher previamente as obras que serão alvo do crivo final dos participantes, baseando-se em critérios como:

  • Opinião da crítica especializada;
  • Relação do tema central com situações econômicas e/ou sociopolíticas atuais;
  • Afinidade prévia do grupo com o assunto ou autor;
  • Afinidade do assunto ou autor com temas transversais às disciplinas escolares.

Espalhe a palavra

Nesse passo, você deve garantir que a ideia esteja alinhada com toda a equipe docente e que possa chegar ao maior número possível de alunos. É possível que os primeiros encontros contem com poucos membros, mas não desanime: faz parte do processo natural de formação do coletivo leitor que os membros se aproximem lentamente e que alguns abandonem o grupo no meio do caminho. Entre as ações para divulgação do Clube de Leitura, destacamos:

  • Crie cartazes para promover o Clube, informando que são os membros do Gabinete Diretor, as regras básicas de participação e o local de inscrição;
  • As inscrições também podem ser feitas online. Para tanto, é possível utilizar ferramentas como os Formulários do Google ou o Airtable. Ambas permitem a criação de formulários online de maneira simples, rápida e facilmente compartilhável;
  • Garanta que a biblioteca da escola tenha ao menos um exemplar de cada obra que será abordada em cada encontro;
  • Se a escola possui página no Facebook, crie eventos para que os alunos saibam a data e a hora dos encontros, além do livro-tema. Idem para os casos em que a escola tem site próprio: certifique-se que as informações sobre o Clube estarão disponíveis lá;
  • Estimule professores, pais e responsáveis a participar dos encontros, de modo a garantir que o “pacto de leitura” seja reforçado pelas experiências externas ao grupo.

Avalie este conteúdo

Média 4.6 / 5. Votos: 37

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Sol Coelho

Pós-graduado em Book Publishing, agente literário e professor de escrita criativa.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS