Os cursos on-line e a distância transacional

Os teóricos, professores, alunos e todos aqueles que pensam e atuam no fazer da educação a distância se deparam prontamente com o conceito de “distância” no processo de ensino-aprendizagem.

Nesta modalidade de educação, destacam-se três tipos de distância no ensino-aprendizagem: a espacial, a temporal e a transacional. Sendo a espacial medida pelo espaço físico, a temporal pelo tempo e a transacional pelo espaço psicológico e comunicacional, todas elas em relação às ações dos atores desse processo: aluno-professor, aluno-aluno e aluno-conteúdo.

O foco deste artigo será a distância transacional, por considerarmos como a que é mais percebida pelo aluno. Para isso, devemos evocar Moore (2002), autor que propôs o conceito transacional. Para ele, os três pilares que permeiam essa percepção de distância transacional são: o diálogo, a estrutura e a autonomia.

… qualquer que seja a dinâmica de cada transação de ensino-aprendizagem, um dos fatores determinantes para o nível de redução da distância transacional é a possibilidade de diálogo entre alunos e instrutores, bem como a extensão em que ele se dá.

Vale a pena pontuar que em seu artigo Moore utiliza o termo diálogo como uma interação positiva em que as partes são colaborativas e que em uma relação educacional seria utilizado para o “aperfeiçoamento da compreensão por parte do aluno”. Por outro lado, a estrutura estaria ligada ao programa utilizado no curso, pois é através dele que se criam oportunidades adequadas para o diálogo. Por fim, ressaltamos que o autor se apoia num modelo de educação a distância baseado na autonomia e na independência do aluno, sendo o professor um facilitador do processo de aquisição do conhecimento e incentivador do aluno.

Como podemos traduzir isso para a construção de um curso?

censo sobre EAD de 2016 lançado pela ABED — Associação Brasileira de Educação a Distância, por exemplo, aponta que os recursos mais utilizados na construção de cursos on-line foram o e-mail, o fórum, os chats, as videoconferências, ferramentas de aviso, entre outros. Isso nos leva a refletir que estes os espaços, em que há uma proposição de troca professor-aluno, aluno-aluno e aluno- conteúdo, podem ser indícios de que há uma busca pela aproximação da relação entre os atores do ensino-aprendizagem.

Seriam esses recursos suficientes?

Podemos dizer que não. Os recursos devem ser apenas os espaços para que haja a interação, em uma educação tradicional eles se assemelhariam ao espaço da sala de aula.

O desafio palpável para a construção de um curso a distância é o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa que favoreça as interações humanas, pois são elas que regem e dão o tom para a troca de experiências e construção do conhecimento de maneira colaborativa, além de serem o ponto focal para que haja uma diminuição no distanciamento transacional.

Portanto, talvez a maior necessidade possa se dar na reflexão de como podemos trabalhar essa colaboração e diálogo entre todos os atores da educação a distância, esse desafio nos dá a possibilidade de repensar comportamentos e estratégias. E a melhor parte de toda essa construção é ter em mente que essa modalidade ainda está aberta para pensar, repensar e colocar em prática diferentes modelos e metodologias, pois a liberdade para conhecer, testar e experimentar permeia sua formação.

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 33

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Thalita Valle

Mestre em Linguística, trabalhando com Tecnologias Educacionais e Formação de Professores na Somos Educação.

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS