Tecnologia e Estratégias Pedagógicas

Estamos atravessando uma época em que quase tudo pode ser completamente transformado pela tecnologia. O mundo digital mudou a forma como nos relacionamos e até como nosso cérebro funciona. Isso tem enormes implicações práticas, inclusive no lugar onde acontece grande parte da formação das pessoas: a escola. Os professores não ocupam mais o lugar de exclusivos multiplicadores do conhecimento. A tecnologia possibilitou uma enorme democratização a informações e dados antes restritos a pessoas do meio político, acadêmico ou empresarial.

Movimento Todos pela Educação e parceiros publicaram, recentemente, os resultados da pesquisa “O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia em sala de aula?” As conclusões mostram revelações importantes:

  • São 92% os professores que usam tecnologia para apresentar o conteúdo em sala de aula, sendo que 25% usam sempre e 47% usam às vezes;
  • O segundo motivo para o uso de ferramentas tecnológicas é a avaliação dos alunos para 44% das pessoas entrevistadas;
  • Apenas 33% diz ter facilidade no uso de tecnologias e só 11% acreditam que esse uso melhora o desempenho dos alunos;
  • Esses últimos dados estão fortemente relacionados à falta de formação e de infraestrutura adequada: 62% disseram que nunca passaram por qualquer formação na área e 66% afirmam que os equipamentos são insuficientes;
  • Mais da metade diz que usaria com mais frequência se as condições fossem mais favoráveis.

Hoje e no futuro, ao contrário do que acreditam os que dizem que os professores serão substituídos por máquinas, o papel dos docentes seguirá firme, sendo essencial para a formação e preparação de crianças e jovens para um mundo com mudanças cada vez mais aceleradas e com acesso ampliado a todos os tipos de informações. Os professores continuarão sendo os facilitadores da jornada educacional, auxiliando os alunos para que consigam criar a melhor maneira de utilizar ferramentas, recursos e fontes para aprimorar o processo de ensino/aprendizagem.

O foco da gestão educacional deveria ser, portanto, em aspectos como infraestrutura e formação continuada. Assim, os professores poderiam começar a enxergar mais estratégias pedagógicas no mundo que os cerca, e a prática seria constantemente evoluída no próprio cotidiano da escola.

Avalie este conteúdo

Média 4.8 / 5. Votos: 31

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Gabriel Matos

Formador de Professores e Engenheiro de Produção

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS