O curso é destinado aos professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental para que entendam as propostas da BNCC no componente curricular Ciências da Natureza e, também, desenvolverem ações pedagógicas que articulem as especificidades do seu cotidiano escolar, promovendo aos alunos contextos de aprendizagem e desenvolvimento mais adequados aos desafios do mundo atual.
Objetivos
Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de:
• compreender as competências gerais e específicas da área do conhecimento Ciências da Natureza do Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais
• entender características gerais e competências específicas de cada componente curricular da área de Ciências da Natureza;
• propor práticas que podem ser utilizadas em sua sala de aula, a partir das orientações da BNCC;
• entender como acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais.;
Programa
[Trilha 1] A estrutura da BNCC: aspectos históricos e temas atuais
[Trilha 2] As características gerais e as competências específicas de Ciências da Natureza (anos inciais e finais)
[Trilha 3] O trabalho integrado para a área de Ciências da natureza e como avaliar o processo de aprendizagem dos alunos
Público-alvo:
Professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais)
Sobre os autores
Karen Cruttenden – Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP (2000). Mestre em Ciências pela FMVZ, da USP (2003). Professora de Ciências e Biologia pela rede pública de Ensino já atuou como Professora do Ensino Fundamental, Professora de Jovens e adultos e Professora de Graduação (Farmacologia, Microbiologia e Imunologia). Professora/formadora na área de Inclusão (Altas habilidades/Superdotação), junto ao Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão, órgão da Secretaria de Educação do Estado do Acre. Prestadora de Serviços autônomos na área de Licenciamento Ambiental.