BNCC Linguagens e suas Tecnologias – Ensino Médio

BNCC Linguagens e suas Tecnologias - Ensino Médio

Neste curso, iniciaremos apresentando o tipo de aluno e o tipo de professor(a) propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Muitas dúvidas surgem com a sua implementação: qual o perfil de aluno que a BNCC pretende formar no Ensino Médio? O que se espera do(a) professor(a) na última etapa da Educação Básica? São essas perguntas que objetivamos responder na primeira trilha deste curso.

Em seguida, propomos explicitar o que é a área de conhecimento e como ela é composta na BNCC, dando ênfase para a área de Linguagens e suas Tecnologias. É neste momento que as competências gerais da área serão abordadas.

Por último, trataremos das competências específicas e habilidades previstas para a área de Linguagens e suas Tecnologias e, também, itinerários formativos e itinerários integradores para discutirmos a flexibilização da organização curricular.

Partiremos de textos explicativos, que apresentam pontos relevantes da BNCC para a discussão aqui proposta, provocando você para reflexões sobre as demandas do Ensino Médio. Esses textos subsidiarão as atividades propostas, sejam os fóruns de discussão sobre as questões do curso, seja a elaboração de um plano de aula em que você poderá colocar em prática as reflexões sobre as competências e habilidades na construção de materiais na área de Linguagens e suas Tecnologias.

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • conhecer e refletir sobre a concepção de aluno e de professor(a) para a BNCC do Ensino Médio;
  • conhecer as áreas de conhecimento que propõe a BNCC do Ensino Médio;
  • entender o que são competências e habilidades;
  • conhecer e entender os itinerários formativos e integradores;
  • elaborar um plano de aula a partir de competências e habilidades pretendidas.

 

Conteúdo

  • [Trilha 1] – O tipo de aluno e o tipo de professor(a) que propõe a BNCC do Ensino Médio
  • [Trilha 2] – O que é a área de conhecimento e como ela é composta na BNCC? Competências gerais da área central do curso com uma aplicação relacionada a cada uma das áreas
  • [Trilha 3] – Competências específicas e habilidades e itinerários formativos/itinerários integradores

 

Sobre a autora

Fabiana Costa é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, mestre pela mesma instituição e graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trabalha com formação de professores de todos os níveis da Educação Básica no Centro Universitário Moura Lacerda, priorizando questões pautadas na BNCC. É pesquisadora no Grupo de Estudos Discurso e Memória: Nos Movimentos dos Sujeitos (CNPq), na USP, em Ribeirão Preto.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

fev 03, 2025

5
(1)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso é voltado para a apresentação de técnicas curtas de ensino que podem ser aplicadas em diversos momentos da aula, proporcionando uma maneira rápida e eficaz de revisar conteúdos, avaliar a...

fev 03, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso apresenta o uso do storytelling como uma estratégia para transformar aulas expositivas em experiências que encantam. Storytelling aplicado à Educação trata-se do uso de narrativas para facilitar o aprendizado. Ao...

fev 03, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso explora a aprendizagem baseada em jogos como uma metodologia inovadora para engajar os alunos e promover o aprendizado de forma lúdica e significativa. Também abordamos a distinção entre aprendizagem baseada...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS