BNCC Matemática e suas Tecnologias – Ensino Médio

BNCC Matemática e suas Tecnologias - Ensino Médio

Este curso, dividido em três trilhas, tem como objetivo apresentar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio aos(às) professores(as) de Matemática que atuam neste segmento. Em sua trajetória, são destacadas as concepções de aluno e professor(a) previstos na Base, o que acaba impactando diretamente na forma que se espera que ocorra o processo de ensinar e aprender; a noção de área de conhecimento e competências gerais, apresentando exemplos de como trabalhar as competências inseridas na área de conhecimento; a noção de competências especificas da área, que mostra que os conteúdos devem ser apresentados com vistas ao desenvolvimentos das habilidades que compõem determinada competência; e os itinerários formativos e projetos integradores, já que a Base prevê um conhecimento integrado, e não tratado isoladamente nos diferentes componentes curriculares.

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • entender o perfil e o tipo de atuação que o(a) professor(a) de Matemática deve ter para que o processo de ensino e aprendizagem atinja seus fins;
  • perceber que o comportamento esperado do aluno, o de atuar como protagonista de sua aprendizagem, depende da atuação do(a) professor(a) e do tipo de metodologia utilizada em suas aulas;
  • entender o que é competência geral, de modo a planejar atividades que procurem desenvolvê-la, sejam elas de sua própria autoria ou inspiradas em materiais didáticos;
  • compreender o que é competência específica da área e perceber que o foco da BNCC não está em conteúdos, mas sim no desenvolvimento das habilidades e competências que são trabalhas ao se estudar cada um dos conteúdos escolhidos pelo(a) professor(a);
  • desenvolver a noção de itinerário formativo e de projetos integradores, entendendo o fato de que a Matemática deve ser ensinada de maneira integrada com outras áreas de conhecimento.

 

Conteúdo

  • [Trilha 1] – O tipo de aluno e o tipo de professor(a) que propõe a BNCC do Ensino Médio
  • [Trilha 2] – O que é a área de conhecimento e como ela é composta na BNCC? Competências gerais da área central do curso com uma aplicação relacionada a área de Matemática e suas Tecnologias
  • [Trilha 3] – Competências específicas e habilidades e itinerários formativos

 

Sobre o autor

Fernando da Silva Conceição é licenciado em Matemática e Pedagogia, especialista em Matemática e mestre em Ensino de Matemática. Atua em cursos da Educação básica, pincipalmente no Ensino Médio, desde o ano 2000, e no Ensino Superior, prioritariamente em cursos ligados à formação do professor de Matemática, de 2008 até o primeiro semestre de 2019. Atualmente, é professor do Ensino Médio do colégio Benjamin Constant, localizado na cidade de São Paulo, e professor da especialização em Educação Matemática do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMU).

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   Target Audience This course is designed for English teachers from all segments (Kindergarten, Elementary School, Secondary School). Course description This is the English Stars teacher training. English Stars is a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS