Este curso, dividido em três trilhas, tem como objetivo apresentar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio aos(às) professores(as) de Matemática que atuam neste segmento. Em sua trajetória, são destacadas as concepções de aluno e professor(a) previstos na Base, o que acaba impactando diretamente na forma que se espera que ocorra o processo de ensinar e aprender; a noção de área de conhecimento e competências gerais, apresentando exemplos de como trabalhar as competências inseridas na área de conhecimento; a noção de competências especificas da área, que mostra que os conteúdos devem ser apresentados com vistas ao desenvolvimentos das habilidades que compõem determinada competência; e os itinerários formativos e projetos integradores, já que a Base prevê um conhecimento integrado, e não tratado isoladamente nos diferentes componentes curriculares.
Objetivos
Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:
- entender o perfil e o tipo de atuação que o(a) professor(a) de Matemática deve ter para que o processo de ensino e aprendizagem atinja seus fins;
- perceber que o comportamento esperado do aluno, o de atuar como protagonista de sua aprendizagem, depende da atuação do(a) professor(a) e do tipo de metodologia utilizada em suas aulas;
- entender o que é competência geral, de modo a planejar atividades que procurem desenvolvê-la, sejam elas de sua própria autoria ou inspiradas em materiais didáticos;
- compreender o que é competência específica da área e perceber que o foco da BNCC não está em conteúdos, mas sim no desenvolvimento das habilidades e competências que são trabalhas ao se estudar cada um dos conteúdos escolhidos pelo(a) professor(a);
- desenvolver a noção de itinerário formativo e de projetos integradores, entendendo o fato de que a Matemática deve ser ensinada de maneira integrada com outras áreas de conhecimento.
Conteúdo
- [Trilha 1] – O tipo de aluno e o tipo de professor(a) que propõe a BNCC do Ensino Médio
- [Trilha 2] – O que é a área de conhecimento e como ela é composta na BNCC? Competências gerais da área central do curso com uma aplicação relacionada a área de Matemática e suas Tecnologias
- [Trilha 3] – Competências específicas e habilidades e itinerários formativos
Sobre o autor
Fernando da Silva Conceição é licenciado em Matemática e Pedagogia, especialista em Matemática e mestre em Ensino de Matemática. Atua em cursos da Educação básica, pincipalmente no Ensino Médio, desde o ano 2000, e no Ensino Superior, prioritariamente em cursos ligados à formação do professor de Matemática, de 2008 até o primeiro semestre de 2019. Atualmente, é professor do Ensino Médio do colégio Benjamin Constant, localizado na cidade de São Paulo, e professor da especialização em Educação Matemática do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMU).