Este curso ultrapassa as linhas da sala de aula para que o professor aprofunde o conhecimento sobre a instituição escolar e compreenda como a estrutura física e processual pode interferir no aprendizado dos alunos e impactar em suas práticas pedagógicas.
Objetivos
Espera-se que, ao final do curso, você seja capaz de: • compreender as estruturas que garantem o funcionamento da escola e os pilares que sustentam a gestão escolar;
• conhecer as legislações educacionais, os documentos orientadores da escola e os registros escolares, e como eles podem auxiliá-lo na mediação de conflitos e na tomada de decisões;
• entender como atuação do professor impacta na instituição de ensino.
Programa
[Trilha 1] Conhecendo a estrutura e o funcionamento da escola
[Trilha 2] Os limites de atuação do gestor e o papel da inovação na educação
[Trilha 3] O papel do professor e o que o novo contexto educacional espera dele.
Público Alvo
Professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais, Ensino Médio.
Autores
Luciana Souza Santos trabalha há 27 anos com Educação Básica. Foi professora de História nos Ensinos Fundamental e Médio, coordenadora pedagógica e técnica na Secretaria de Estado da Educação no Centro de Planejamento e Gestão do Quadro do Magistério e no Centro de Educação dos Anos Iniciais. Atualmente é vice-diretora da Escola Estadual Arthur Guimarães e pesquisa temas sobre Gestão Escolar, Avaliação Educacional e Protagonismo infantojuvenil.