Engajamento dos alunos

Engajamento dos alunos

Todos nós, professores, temos vivenciado situações nas quais nos sentimos perdidos e desmotivados: alunos desinteressados, resultados nas avaliações que demonstram pouca aprendizagem e, de modo geral, pouco envolvimento dos estudantes com a aula, os conteúdos e a própria escola.

O curso pretende oferecer alguns subsídios que auxiliem os professores a repensar seu papel como mediadores da aprendizagem e a refletir sobre o estudante e suas expectativas com relação à escola e aprendizagem. Por fim, apresentará algumas possibilidades de estratégias e intervenções que podem engajar os alunos e mobilizá-los de maneira que participem mais ativamente do seu processo de aprendizagem.

 

Objetivos

Espera-se que o cursista, ao final deste curso, seja capaz de:

  • reconhecer e aplicar estratégias e intervenções que engajem os estudantes no seu processo de aprendizagem;
  • promover aprendizagens mais engajadoras e significativas.
  • oferecer subsídios que auxiliem os professores a repensar seu papel como mediadores da aprendizagem;
  • refletir sobre o estudante e suas expectativas com relação à escola e aprendizagem.

Conteúdo

  • [Trilha 1] Os desafios da gestão de sala de aula e a função do contrato didático
  • [Trilha 2] Estratégias didáticas de engajamento: reflexões e possibilidades
  • [Trilha 3] O engajamento e o processo de aprendizagem

 

Sobre as autoras

Denise Rampazzo da Silva é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela FFLCH da USP. Mestrado na Faculdade de Educação da USP. Professora de História há mais de 25 anos, é atualmente professora do Instituto Singularidades. Consultora autônoma e palestrante para a área de educação e políticas públicas. Autora de livros paradidáticos para o Ensino Fundamental e Médio sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

Vasti Gonçalves de Paula Correia é professora da Faculdade Doctum. É servidora da Prefeitura Municipal de Vitória/Secretaria de Educação onde desenvolve funções técnico-pedagógicas na Gerência de Formação em Desenvolvimento em Educação-GFDE. É graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo-PPGE/UFES na linha de pesquisa de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas. As experiências na área educacional têm ênfase e foco na Administração Educacional, Coordenação Pedagógica e Educação Especial, com atuação sistemática na formação de educadores nos seguintes temas: gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na perspectiva da educação inclusiva, políticas públicas de educação especial, avaliação, currículo, desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e deficiência física com severos comprometimentos motores e de fala.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Vasti Gonçalves de Paula Correia

Professora da Faculdade Doctum. É servidora da Prefeitura Municipal de Vitória/Secretaria de Educação onde desenvolve funções técnico-pedagógicas na Gerência de Formação em Desenvolvimento em Educação-GFDE. É graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo-PPGE/UFES na linha de pesquisa de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas. As experiências na área educacional têm ênfase e foco na Administração Educacional, Coordenação Pedagógica e Edu

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

maio 30, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores e gestores de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Sobre o curso A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, convidamos educadores do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio a conhecerem um pouco mais sobre a depressão,...

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS