Todos nós, professores, temos vivenciado situações nas quais nos sentimos perdidos e desmotivados: alunos desinteressados, resultados nas avaliações que demonstram pouca aprendizagem e, de modo geral, pouco envolvimento dos estudantes com a aula, os conteúdos e a própria escola.
O curso pretende oferecer alguns subsídios que auxiliem os professores a repensar seu papel como mediadores da aprendizagem e a refletir sobre o estudante e suas expectativas com relação à escola e aprendizagem. Por fim, apresentará algumas possibilidades de estratégias e intervenções que podem engajar os alunos e mobilizá-los de maneira que participem mais ativamente do seu processo de aprendizagem.
Objetivos
Espera-se que o cursista, ao final deste curso, seja capaz de:
- reconhecer e aplicar estratégias e intervenções que engajem os estudantes no seu processo de aprendizagem;
- promover aprendizagens mais engajadoras e significativas.
- oferecer subsídios que auxiliem os professores a repensar seu papel como mediadores da aprendizagem;
- refletir sobre o estudante e suas expectativas com relação à escola e aprendizagem.
Conteúdo
- [Trilha 1] Os desafios da gestão de sala de aula e a função do contrato didático
- [Trilha 2] Estratégias didáticas de engajamento: reflexões e possibilidades
- [Trilha 3] O engajamento e o processo de aprendizagem
Sobre as autoras
Denise Rampazzo da Silva é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela FFLCH da USP. Mestrado na Faculdade de Educação da USP. Professora de História há mais de 25 anos, é atualmente professora do Instituto Singularidades. Consultora autônoma e palestrante para a área de educação e políticas públicas. Autora de livros paradidáticos para o Ensino Fundamental e Médio sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.
Vasti Gonçalves de Paula Correia é professora da Faculdade Doctum. É servidora da Prefeitura Municipal de Vitória/Secretaria de Educação onde desenvolve funções técnico-pedagógicas na Gerência de Formação em Desenvolvimento em Educação-GFDE. É graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo-PPGE/UFES na linha de pesquisa de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas. As experiências na área educacional têm ênfase e foco na Administração Educacional, Coordenação Pedagógica e Educação Especial, com atuação sistemática na formação de educadores nos seguintes temas: gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na perspectiva da educação inclusiva, políticas públicas de educação especial, avaliação, currículo, desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e deficiência física com severos comprometimentos motores e de fala.