Inteligência Artificial na Educação

Público-alvo 

Professores que atuam nos segmentos de Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

 

Sobre o curso 

Este curso introdutório apresenta algumas aplicações da IA e introduz possibilidades de uso dessa tecnologia no contexto de ensino e aprendizagem escolar. Uma vez que a tecnologia tem ocupado parte do debate público sobre as revoluções tecnológicas e tem gerado novos dilemas, o curso também explora questões contemporâneas que envolvem as relações entre professor, estudante e conteúdo.

 

Objetivos  

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • Identificar a existência da IA em diversas esferas da interação humana com a tecnologia digital, não só a partir do lançamento de ferramentas de IA Generativa (Ex.: Chat GPT);
  • Identificar possibilidades de uso de ferramentas de IA nos processos de ensino e aprendizagem;
  • Situar-se com criticidade no debate público sobre o impacto das ferramentas de IA nas escolas e ambientes de aprendizagem.

 

Programa  

Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos: 

  • Módulo 1: Onde há Inteligência Artificial?
  •  

    Módulo 2: Por que a IA Generativa é polêmica e por que é importante se situar no debate?

     

  • Módulo 3: Uma experiência em sala de aula

 

 

Sobre os autores

Gustavo Pugliese

Fellow da fundação alemã Alexander von Humboldt, com formação acadêmica e experiência profissional em programas de educação e tecnologia. Experiência internacional na gestão de projetos nos EUA, Alemanha e Brasil. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), autor de livros didáticos do Programa Nacional do livro Didático (PNLD) e de cursos para formação de professores.

https://www.linkedin.com/in/gustavopugliese/

Coautoria:

Thalita Siqueira do Valle Barbosa

Coordenadora do Programa de Formação de Professores da SOMOS Educação (PROFS). Graduada e Mestre em Linguística com ênfase em fonética experimental pela UNICAMP. Cursando MBA em Gestão de Projetos. Experiência de 10 anos na área de formação de professores com diversos projetos de tecnologia e conteúdo educacional.

 

Ficha técnica 

Autoria: Gustavo Pugliese e  Thalita Siqueira do Valle Barbosa 

Coordenação do PROFS: Thalita Siqueira do Valle Barbosa 

Produção Editorial: Laís Trovarelli e Pérola Lannes

Design Gráfico: Cléia de Oliveira Souza 

Revisão Ortográfica: Meire Mohallem

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 2

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso...

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso O curso aborda a aprendizagem baseada em projetos (ABP) como uma metodologia essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Com foco na aplicação prática, apresentamos as ferramentas necessárias para...

jan 06, 2025

5
(1)
Público-alvo   Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.     Sobre o curso   Este curso oferece aos participantes uma introdução aos conceitos fundamentais da aprendizagem ativa, explorando como essa abordagem se diferencia das metodologias ativas. O curso abordará os benefícios da aprendizagem ativa para o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS