Learning Book: Educação por Projetos e PBL

Este minicurso é parte da Jornada de Desenvolvimento para Evolução Digital, voltada para docentes e gestores dos segmentos Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio de escolas que adotam ou se interessam pela solução Learning Book. Para saber mais sobre como participar, procure a assessoria pedagógica do seu sistema de ensino.

 

Nessa trilha 4 serão abordados os conceitos de Educação por Projetos e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem-Based Learning), metodologias ativas que têm o aluno no centro do processo e se mostram como uma alternativa ao método de ensino tradicional. Será apresentado o contexto histórico de PBL e suas vantagens. De maneira complementar, será abordada a ideia da Mesa Harkness, onde os alunos são dispostos em uma mesa oval e são incentivados a discutir os temas que serão aprendidos, e um exemplo de aplicação em uma aula de Matemática. Também será definido o conceito de Educação por Projetos, com a apresentação de um modelo e suas diferentes etapas, e um exemplo detalhado de aplicação de Educação por Projetos em História.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

fev 03, 2025

5
(1)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso é voltado para a apresentação de técnicas curtas de ensino que podem ser aplicadas em diversos momentos da aula, proporcionando uma maneira rápida e eficaz de revisar conteúdos, avaliar a...

fev 03, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso apresenta o uso do storytelling como uma estratégia para transformar aulas expositivas em experiências que encantam. Storytelling aplicado à Educação trata-se do uso de narrativas para facilitar o aprendizado. Ao...

fev 03, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso explora a aprendizagem baseada em jogos como uma metodologia inovadora para engajar os alunos e promover o aprendizado de forma lúdica e significativa. Também abordamos a distinção entre aprendizagem baseada...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS