Learning Book: Ensino Híbrido

Learning Book: Ensino Híbrido

Este minicurso é parte da Jornada de Desenvolvimento para Evolução Digital, voltada para docentes e gestores dos segmentos Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio de escolas que adotam ou se interessam pela solução Learning Book. Para saber mais sobre como participar, procure a assessoria pedagógica do seu sistema de ensino.

O que é Ensino Híbrido?

 

Ensino Híbrido é o nome dado a uma metodologia de ensino e aprendizado na qual ocorre a mistura (hibridismo) entre métodos tradicionais e a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação. O foco principal, entretanto, não consiste na mera utilização de diferentes tecnologias, mas sim que a fusão entre diferentes abordagens pedagógicas tenha como objetivo principal estimular o protagonismo estudantil em seu processo de aprendizagem.

 

Também denominada como Blended Learning, o Ensino Híbrido pode englobar diferentes metodologias ativas dentro de si. Seu pressuposto consiste em elaborar práticas pedagógicas híbridas, ou seja, aquelas que misturam diferentes maneiras de abordar um tema com os estudantes de modo a ir além do modelo tradicional de aulas expositivas. Uma das formas mais comuns de utilização do Ensino Híbrido é por meio da fusão entre atividades presenciais (ou seja, aquelas que ocorrem dentro do ambiente escolar, sobretudo em sala de aula) e atividades não presenciais, por meio de recursos voltados para a educação à distância (EaD).

 

Aos docentes é possível intercalar horários de encontros com grupos de estudantes, tanto durante a aula quanto posteriormente (inclusive em ambiente virtual), utilizar-se de nuvens virtuais para liberar uma sequência de atividades relacionadas ao tema trabalhado para serem realizadas tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, abrangendo pesquisas on-line e exercícios.

 

Basicamente, uma das maiores vantagens do Ensino Híbrido são as infinitas possibilidades de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC – smartphonestablets, computadores, etc.). Essas múltiplas possibilidades favorecem que as professoras e os professores possam se valer de estratégias variadas de ensino e aprendizagem, sempre levando em considerando o contexto socioeconômico, cultural e regional dos estudantes e, junto a isso, o aprimoramento do protagonismo e da autonomia dos estudantes em suas formas de aprendizagem.

QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 0 / 5. Votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

jun 08, 2022

5
(1)
Julci Rocha

Autor: Julci Rocha

Este curso aborda como a personalização do ensino pode favorecer a aprendizagem ativa dos estudantes, ao oportunizar diferentes didáticas, vivências e atividades em sala de aula. Para contribuir com o tema, convidamos as professoras Elizabeth Santos e Elisângela Pereira, que atuam no Ensino Fundamental,...

jun 08, 2022

5
(1)
Julci Rocha

Autor: Julci Rocha

Avaliação é um tema que nunca se esgota, está sempre em discussão. Por mais que os professores já conheçam e utilizem vários tipos de instrumentos avaliativos, sempre restam dúvidas se esse processo é efetivo, se realmente verifica a aprendizagem. Por isso, neste curso, trabalharemos...

maio 06, 2022

1
(1)
Lançamento dia 12/05/2022, fique de olho! 😉   Público-alvo     Coordenadores, professores das escolas parceiras.   Sobre o curso    O curso tem por objetivo explicar a modalidade Inglês e abordar as principais características da solução Carnegie Speech presente na Plurall Store que se encaixam nessa modalidade....
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS