[Metodologias Ativas] Avaliação formativa: gamificação e autoavaliação

Avaliação é um tema que nunca se esgota, está sempre em discussão. Por mais que os professores já conheçam e utilizem vários tipos de instrumentos avaliativos, sempre restam dúvidas se esse processo é efetivo, se realmente verifica a aprendizagem. Por isso, neste curso, trabalharemos a avaliação formativa como meio de promover a autonomia dos estudantes, fazendo-os refletir no processo e não apenas ao final de um ciclo. Por meio de exemplos práticos, compartilhados em entrevistas exclusivas para a plataforma PROFS, os professores Alan Dantas e Angela Ceretti contam um pouco de sua experiência em sala de aula e como avaliam seus estudantes. Esses relatos trazem informações muito válidas sobre a avaliação diagnóstica para diferenciar a aprendizagem, o uso da rubrica e da autoavaliação, como os recursos digitais, jogos, gamificação, agrupamentos produtivos, como na instrução entre pares e na rotação por estações, e outras estratégias para ajudar o professor a mapear o desenvolvimento da turma e de cada aluno.  

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: 

  • relembrar e refletir sobre o processo de avaliação formativa; 
  • analisar como a avaliação diagnóstica pode favorecer a diferenciação da aprendizagem; 
  • identificar quais as melhores estratégias para verificar a aprendizagem e o desenvolvimento de competências; 
  • compreender como a avaliação contribui para a personalização do ensino. 

 

Programa 

Nesta formação, estimada em quatro horas, você irá aprender sobre o seguinte assunto:  

  • Módulo 1: Avaliação formativa nas Metodologias Ativas 
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 2

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Danielle Lima de Vasconcelos

Coordenadora Pedagógica da Redesenho Educacional. Mestranda em Educação Escolar (UNICAMP). Licenciada em Letras (UECE), pós-graduada em Gestão Educacional (UFSM) e Educação e Tecnologias UFSCar). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. É autora de materiais didáticos para a educação básica. É Microsoft Educator Fellow e representou o Brasil do Education Exchange - E2 em Paris (2019) e Austrália (2020 - evento virtual).

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

maio 30, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores e gestores de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Sobre o curso A partir das reflexões e estudos propostos neste curso, convidamos educadores do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio a conhecerem um pouco mais sobre a depressão,...

maio 08, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o Sistema Maxi de Ensino.   Público-alvo Diretores, coordenadores e professores do Ensino Médio das escolas parceiras do Sistema Maxi. Sobre o curso O curso [Sistema Maxi] Imersão 2025 – Ensino Médio foi desenvolvido...

maio 07, 2025

0
(0)
Este curso está disponível apenas para escolas parceiras que adotam o English Stars.   The Macmillan Online Placement Test (OPT) has been designed to help place applicants into groups corresponding to CEFR levels A1 to B2. For more accurate results the Macmillan OPT must be taken with no help from others...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS