[Metodologias Ativas] Avaliação formativa: gamificação e autoavaliação

Avaliação é um tema que nunca se esgota, está sempre em discussão. Por mais que os professores já conheçam e utilizem vários tipos de instrumentos avaliativos, sempre restam dúvidas se esse processo é efetivo, se realmente verifica a aprendizagem. Por isso, neste curso, trabalharemos a avaliação formativa como meio de promover a autonomia dos estudantes, fazendo-os refletir no processo e não apenas ao final de um ciclo. Por meio de exemplos práticos, compartilhados em entrevistas exclusivas para a plataforma PROFS, os professores Alan Dantas e Angela Ceretti contam um pouco de sua experiência em sala de aula e como avaliam seus estudantes. Esses relatos trazem informações muito válidas sobre a avaliação diagnóstica para diferenciar a aprendizagem, o uso da rubrica e da autoavaliação, como os recursos digitais, jogos, gamificação, agrupamentos produtivos, como na instrução entre pares e na rotação por estações, e outras estratégias para ajudar o professor a mapear o desenvolvimento da turma e de cada aluno.  

 

Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de: 

  • relembrar e refletir sobre o processo de avaliação formativa; 
  • analisar como a avaliação diagnóstica pode favorecer a diferenciação da aprendizagem; 
  • identificar quais as melhores estratégias para verificar a aprendizagem e o desenvolvimento de competências; 
  • compreender como a avaliação contribui para a personalização do ensino. 

 

Programa 

Nesta formação, estimada em quatro horas, você irá aprender sobre o seguinte assunto:  

  • Módulo 1: Avaliação formativa nas Metodologias Ativas 
QUERO FAZER ESTE CURSO

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 2

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Equipe

Danielle Lima de Vasconcelos

Coordenadora Pedagógica da Redesenho Educacional. Mestranda em Educação Escolar (UNICAMP). Licenciada em Letras (UECE), pós-graduada em Gestão Educacional (UFSM) e Educação e Tecnologias UFSCar). Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. É autora de materiais didáticos para a educação básica. É Microsoft Educator Fellow e representou o Brasil do Education Exchange - E2 em Paris (2019) e Austrália (2020 - evento virtual).

Veja o currículo completo e todos seus materiais publicados Perfil

Relacionados

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso aborda o método de estudo de caso como uma ferramenta pedagógica efetiva para promover a aprendizagem ativa e o desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. O curso...

jan 06, 2025

0
(0)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso O curso aborda a aprendizagem baseada em projetos (ABP) como uma metodologia essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Com foco na aplicação prática, apresentamos as ferramentas necessárias para...

jan 06, 2025

5
(1)
Público-alvo   Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.     Sobre o curso   Este curso oferece aos participantes uma introdução aos conceitos fundamentais da aprendizagem ativa, explorando como essa abordagem se diferencia das metodologias ativas. O curso abordará os benefícios da aprendizagem ativa para o...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS