[Sistema Maxi] Pedagogia Afetiva

Público-alvo
 Professores, coordenadores e gestores da Educação Infantil ao Ensino Médio do Sistema Maxi de Ensino.
Sobre o curso
A proposta deste curso é ampliar a compreensão sobre os pressupostos da pedagogia afetiva, desde a sua idealização até a aplicabilidade prática no material didático e em sala de aula. A intenção desta abordagem pedagógica é fortalecer a educação integral dos estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, valendo-se daquilo que mais impacta o seu desenvolvimento – a exemplo dos aspectos subjetivos, psíquicos, metacognitivos e socioemocionais – e não apenas em termos conceituais. As dimensões intelectuais, sociais e afetivas estão fortemente ligadas no âmbito socioemocional e acompanharão o ser humano ao longo de todo o seu desenvolvimento e aprendizagem.
Objetivos

Espera-se que, ao final deste curso, você seja capaz de:

  • reconhecer a pedagogia afetiva como uma corrente pedagógica de referência e alto valor educacional;
  • desenvolver estratégias didáticas alicerçadas nos pressupostos da pedagogia, afetividade, princípios e valores;
  • aplicar propostas contextualizados ao referencial teórico, valorizando as competências socioemocionais e o desenvolvimento cognitivo;
  • valorizar posturas afetivas no convívio em grupo, aplicando critérios de mediação que potencializem os aspectos socioemocionais e cognitivos.
Programa

Nesta formação, estimada em 4 horas, você irá aprender sobre os seguintes assuntos:

  • Módulo 1 – Pressupostos do referencial teórico e a metodologia fundamentada na pedagogia afetiva
  • Módulo 2 – O perfil do educador e do aluno Maxi
  • Módulo 3 – Estratégias pedagógicas e atividades práticas a partir do material didático
Sobre a autora

Giscarla Dantas

Doutora e Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – Instituto de Psicologia – USP. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Novas Tecnologias e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Em seus mais de 25 anos de prática no segmento educacional, atuou como Supervisora, Coordenadora Pedagógica Regional e Assessora Pedagógica em editoras distintas, tanto em livros didáticos quanto em sistemas de ensino. Possui experiência como Diretora Pedagógica, Coordenadora, Orientadora Educacional e Docente, em diversas instituições de ensino. Atualmente é autora de livros e materiais didáticos, formadora pedagógica, ministra cursos e formação continuada para educadores, gestores escolares e profissionais de áreas diversas. É professora e mediadora no âmbito de Desenvolvimento Socioemocional, interagindo diretamente com alunos e professores da Educação Básica. Pesquisadora na área do Brincar, Cultura Lúdica e Espaços Urbanos, também atua como consultora educacional em redes públicas e particulares de ensino.

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

mar 31, 2025

0
(0)
Público-alvo   Gestores e professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.   Sobre o curso  O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é uma condição que afeta significativamente crianças e adolescentes, impactando seu desempenho escolar e...

mar 06, 2025

0
(0)
Público-alvo   Gestores e educadores de todos os segmentos da Educação Básica.    Sobre o curso  O cotidiano contemporâneo é tão permeado por dispositivos eletrônicos portáteis como celulares que, com frequência, é difícil imaginar um contexto no qual eles estejam ausentes. Esses dispositivos concentram hoje...

fev 03, 2025

5
(3)
Público-alvo Professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio.      Sobre o curso Este curso é voltado para a apresentação de técnicas curtas de ensino que podem ser aplicadas em diversos momentos da aula, proporcionando uma maneira rápida e eficaz de revisar conteúdos, avaliar a...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS