Este curso oferece aos educadores subsídios teóricos e práticos sobre questões que envolvem a relação entre cidadania digital e a leitura crítica, especialmente no que diz respeito à cultura da desinformação e ao fenômeno das informações falsas ou fake news que vem ganhando espaço na web. Para que haja de fato um processo de democratização dos meios de comunicação e participação cidadã, é preciso compreender a complexidade deste tema e desenvolver um olhar crítico ao modo que consumimos e produzimos informação digital.
Objetivos
“Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de – Pensar o uso da internet na nossa vida, o uso responsável e consciente da internet dentro e fora das escolas, uso crítico e cidadão das tecnologias. – Situar-se como professor frente ao desafio de ter participação social como cidadão digital. – Compreender de maneira crítica como se compõe o universo da desinformação no meio digital. – Compreender de maneira crítica a relação entre os conceitos de fake news e pós-verdade e o meio digital (a web). – Fazer uso de estratégias de leitura crítica que nos possibilitam combater a desinformação. – Realizar de maneira qualitativa procedimentos de checagem de fatos (ou fact-checking) no meio digital”
Programa
- O impacto das fake news e o cidadão digital
- O ecossistema da desinformação
- Leitura crítica e internet
- Checagem de fatos
- Direitos e deveres do cidadão digital “
Público Alvo
Professores da Educação Infantil, Ensino fundamental e Ensino Médio
Autores
“Paula Rodrigues Furtado
Mestra em Linguística Aplicada pela Unicamp e graduada em Letras pela mesma universidade, tem se especializado na área de novos letramentos, educação e internet e formação continuada de professores desde 2012. Atua como professora convidada pela EXTECAMP – Unicamp. É fundadora do Portal TEC Sala de Aula (https://tecsaladeaula.com.br) que oferece cursos livres online para professores como formação continuada e atualização”