Educadores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) que atuam na Educação Infantil.
A proposta deste curso é refletir sobre como e por que avaliamos as aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Avaliar é um verbo ativo que guia a ação pedagógica do educador, envolvendo a coleta de informações sobre as aprendizagens das crianças e da turma, a interlocução entre o que se sabe e as melhores formas de avançar, a reflexão sobre as práticas e experiências planejadas e a documentação como ferramenta pedagógica. Dividido em três módulos, o curso aborda conceitos fundamentais, técnicas de escuta e observação, estratégias de documentação pedagógica e ferramentas práticas para avaliar as aprendizagens das crianças.
Ao final, os participantes serão capazes de compreender os processos de avaliação, identificar as melhores práticas, refletir sobre suas ações e planejar atividades significativas.
Programa
Nesta formação, estimada em 4 horas, você aprenderá sobre os seguintes assuntos:
- Módulo 01: Conceitos e base legal
- Módulo 02: Escuta e observação
- Módulo 3: Documentação pedagógica
Cibele Cristina Oliveira Mendanha Dias
Mestre em Educação (formação de professores), especialista em supervisão escolar, pedagoga. Autora de livros didáticos (Educação Infantil e alfabetização), literatura infantil e na área de formação de professores. Trabalhou como consultora pedagógica na SOMOS Educação e professora e coordenadora pedagógica na rede pública e privada. Mentora da “Mandala das competências do educador da infância”. Atualmente atua na consultoria de escolas, fundações e rede de ensino.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/feed/
Instagram: https://www.instagram.com/cm_consultoria_pedagogica?igsh=M2J0aTg4a3hjOHdt
Currículo Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=5B999AD27BC28E7F16C6B09BEC1CD397#