Fake news e leitura crítica: como trabalhar cidadania digital na sala de aula

Este curso oferece aos educadores subsídios teóricos e práticos sobre questões que envolvem a relação entre cidadania digital e a leitura crítica, especialmente no que diz respeito à cultura da desinformação e ao fenômeno das informações falsas ou fake news que vem ganhando espaço na web. Para que haja de fato um processo de democratização dos meios de comunicação e participação cidadã, é preciso compreender a complexidade deste tema e desenvolver um olhar crítico ao modo que consumimos e produzimos informação digital.

Objetivos

“Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de – Pensar o uso da internet na nossa vida, o uso responsável e consciente da internet dentro e fora das escolas, uso crítico e cidadão das tecnologias. – Situar-se como professor frente ao desafio de ter participação social como cidadão digital. – Compreender de maneira crítica como se compõe o universo da desinformação no meio digital. – Compreender de maneira crítica a relação entre os conceitos de fake news e pós-verdade e o meio digital (a web). – Fazer uso de estratégias de leitura crítica que nos possibilitam combater a desinformação. – Realizar de maneira qualitativa procedimentos de checagem de fatos (ou fact-checking) no meio digital”

Programa

  • O impacto das fake news e o cidadão digital
  • O ecossistema da desinformação
  • Leitura crítica e internet
  • Checagem de fatos
  • Direitos e deveres do cidadão digital “

Público Alvo

Professores da Educação Infantil, Ensino fundamental e Ensino Médio

Autores

“Paula Rodrigues Furtado
Mestra em Linguística Aplicada pela Unicamp e graduada em Letras pela mesma universidade, tem se especializado na área de novos letramentos, educação e internet e formação continuada de professores desde 2012. Atua como professora convidada pela EXTECAMP – Unicamp. É fundadora do Portal TEC Sala de Aula (https://tecsaladeaula.com.br) que oferece cursos livres online para professores como formação continuada e atualização”

 

Avalie este conteúdo

Média 5 / 5. Votos: 7

Nenhuma avaliação até o momento, seja o primeiro a avaliar.

Relacionados

ago 09, 2021

5
(1)
Erika Costa

Autor: Erika Costa

Formar professores com competências compatíveis com a complexidade dos desafios atuais, independentemente da faixa etária em que atuam, é o objetivo deste curso. Ao longo do curso serão trabalhados conceitos e apresentados desafios que levem o professor a reconhecer os principais problemas de sustentabilidade,...

jul 23, 2020

0
(0)
Entendemos que nenhuma proposta educacional, nenhum recorte de conteúdo, planejamento, atividade em sala de aula e critério de avaliação podem vangloriar-se de um status de neutralidade. Todos são permeados por escolhas. E escolhas são políticas: nossas aulas, nossas avaliações, ainda que em consonância com...

jul 09, 2020

0
(0)
Mateus

Autor: Mateus

Antes mesmo da crescente dependência dos meios remotos de comunicação, ampliada pelo distanciamento social, era possível notar que a maioria das atividades do nosso dia a dia era intermediada pela combinação smartphone e internet. ...
CARREGAR MAIS

Apoio

Inscreva-se para receber comunicações do PROFS